Comunidades festejam Santo Antônio em Canavieiras

Festa reuniu comunidade católica da cidade
Ascom/Walmir Rosário

A alvorada festiva com queima de fogos e repicar de sinos marcou o início dos festejos dedicados a Santo Antônio, sexta-feira (13), na Ilha da Atalaia, que realiza uma das trezenas mais tradicionais de Canavieiras. No decorrer do dia, ainda foram realizados outros eventos, como o momento festivo ao meio-dia, batizados na Capela de Santo Antônio, às 15 horas, e Celebração eucarística solene, seguida de procissão, às 15 horas.

Na noite de quinta-feira (12), os festejos ficaram por conta da Prefeitura e Câmara de Vereadores e os homenageados foram a Comunidade São Pedro e o Coral São Boaventura. O tema do dia abordado foi: “Comunidade, lugar Privilegiado de Comunhão”, com missa festiva celebrada pelo padre Euvaldo, pároco da Igreja Matriz de São Boaventura.

Após a celebração da Missa, o prefeito Almir Melo e o vereador Jorge Garcia deram as boas vindas e falaram sobre a importância da fé na comunidade, ressaltando a importância da tradição a Santo Antônio. “A religião é importante na vida das pessoas, iniciada ainda no seio da família e completada pelos ensinamentos da igreja”, disse o prefeito, que também é devoto de Santo Antônio, no que lhe foi dado em homenagem ao Santo.

Após a cerimônia religiosa, a comunidade da Atalaia participou do evento “Saúde Cultural” promovido pelo Centro Integrado de Saúde Sexual (CISS), que distribuiu panfletos sobre os riscos de contágio das doenças sexualmente transmissíveis e distribuição de preservativos. O trabalho desenvolvido pelo CISS contou com a participação do JC Grupo Musical e de declamação de poesias por diversos artistas.

Na noite de quarta-feira (11), a Prefeitura foi a responsável pela noite no povoado de Oitica, com missa celebrada pelo diácono Hélio. O tema da noite foi: “A comunidade é chamada a ser missionária” e teve participação do prefeito Almir Melo. “Ser missionário vai muito além do conceito que conhecemos. Talvez você não foi chamado a se consagrar a uma comunidade, mas é chamado a ser missionário na realidade em que se encontra: na família, no trabalho, na sua rotina”, afirmou.

Além das comunidades da Atalaia e Oiticica, a população do povoado de Perelândia também comemorou a Festa a Santo Antônio com um novenário, entre os dias 6 e 15 de junho. Durante os nove dias de celebração foram abordados diversos temas do evangelho para a conscientização dos católicos devotos de Santo Antônio.